Conexão AM | Sua conexão com a notícia

Justiça decreta prisão de influencer e determina inclusão em lista de foragidos da Interpol

  • 18-06-2025 16:19

O juiz Áldrin Henrique de Castro Rodrigues decretou, nesta terça-feira (17), a prisão da influenciadora digital Rosa Iberê Tavares Dantas. O magistrado também determinou que a Polícia Federal e a Interpol sejam comunicadas para a inclusão do nome da ré na lista internacional de procurados. Além disso, foi ordenado o bloqueio de R$ 300 mil de sua conta bancária, valor correspondente à multa previamente imposta.

A decisão foi tomada durante audiência de instrução e julgamento do processo nº 0683986-06.2023.8.04.0001, que trata do homicídio culposo do personal trainer Talis Roque da Silva, de 31 anos, vítima de um acidente de trânsito ocorrido em 31 de agosto de 2023, na Rua Pará, bairro Vieiralves, zona centro-sul de Manaus.

Segundo denúncia do Ministério Público do Estado (MPE), Rosa Iberê dirigia o veículo que colidiu com a motocicleta conduzida por Talis Roque, que morreu no local.

A prisão foi fundamentada no artigo 312 do Código de Processo Penal, devido ao descumprimento, por mais de 30 dias, das medidas cautelares impostas à ré. Rosa Iberê deixou o Brasil em 20 de maio de 2024 com destino a Paris e, durante a audiência, participou por videoconferência, informando estar residindo atualmente na Espanha.

“O comportamento da ré, que permanece no exterior e sem qualquer colaboração com o Juízo, reforça o fundado receio de que sua liberdade comprometa a persecução penal em curso”, afirmou o juiz na decisão.

Entre as medidas cautelares descumpridas estavam a entrega do passaporte no prazo estipulado e o comparecimento presencial à audiência do dia 17 de junho. O pedido da defesa para que Rosa fosse ouvida por videoconferência já havia sido negado anteriormente, com imposição de multa diária em caso de descumprimento. A continuidade da audiência foi marcada para o dia 19 de agosto, às 10h30.

Compartilhe:
WhatsApp